Tipos de objetivas



Ao usar DSLRs, é comum nos depararmos com toda uma profusão de acessórios compatíveis com nossas câmeras. As objetivas estão no topo dessa lista de acessórios.

Antes de gastar todo nosso dinheiro com uma linda coleção de lentes de todos os tipos, entretanto, precisamos estudar bem a utilidade e efeitos que cada uma oferece. E é importantíssimo que compreendamos, antes de tudo, o conceito de distância focal

A distância focal pode ser definida aproximadamente como o ângulo da cena que é enquadrado. Distâncias focais maiores trazem para o sensor da câmera um detalhe da cena, que acaba ficando ampliado. Distâncias focais pequenas, por sua vez, podem fazer um grande panorama ser reduzido ao tamanho do quadro.

DSLR equipada com objetiva fixa.
Podemos começar classificando as objetivas separando-as em dois grupos: objetivas fixas e objetivas zoom

No início da fotografia, existia apenas a variedade fixa. Lentes fixas não permitem a variação de distância focal. Podemos citar como exemplos as lentes 50mm 1.8 ou 85mm 1.8

DSLR com objetiva zoom.
As objetivas zoom originaram-se no cinema, passando em seguida para o fotojornalismo. Em geral, não possuem a mesma qualidade óptica das lentes fixas, embora ofereçam a vantagem de serem muito versáteis. Esse tipo de lente permite a variação na distância focal, que é feita por meio do anel de zoom. As lentes 18-55mm, 18-105mm ou 24-70mm são exemplos de objetivas zoom

Uma segunda possibilidade de classificação leva em consideração a região de distâncias focais em que cada objetiva se insere. Utiliza-se como referência a lente de 50mm. Grosso modo, podemos dizer que toda lente com distância focal menor do que 50mm é chamada de grande-angular, e que toda lente com distância focal maior do que isso é chamada de tele-objetiva. Objetivas com distância focal igual ou próxima de 50mm são chamadas de normais. Acompanhe as ilustrações a seguir:



Esta é uma objetiva grande-angular Hanimex de baioneta Canon FD de 28mm de distância focal e abertura máxima de diafragma f/2.8.



Esta objetiva Nikkor possui distância focal de 50mm, sendo considerada uma lente normal. As lentes normais costumam ser de fabricação descomplicada e ter valor acessível, além de serem muito claras (este exemplo possui abertura máxima f/1.4). 




A lente acima é classificada como tele-objetiva. Também possui distância focal fixa, nesse caso, de 135mm.

Esta classificação não é exclusiva das lentes fixas. As lentes zoom também podem ser divididas entre grande-angulares, normais e tele-objetivas, embora isso acabe ficando um pouco complicado, dada a grande extensão de distâncias focais em algumas delas. Por exemplo, uma lente 18-200mm vai desde a extremidade grande-angular até a tele-objetiva.

As lentes "macro"

Existe uma classificação especial de objetivas que leva em conta a proximidade a que são capazes de focalizar um assunto. Lentes do tipo macro podem fazer a focagem muito de perto, e são muitas vezes usadas para fotos de detalhes pequenos, insetos ou mesmo gotas de água. São geralmente tele-objetivas ou lentes normais especialmente fabricadas para esse fim.



  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo a Escala do Diafragma

Entendendo o Obturador da Sua Câmera