Entendendo a Escala do Diafragma


Com certeza boa parte dos fotógrafos sabe o que é o diafragma e conhece sua respectiva escala.

Mas será mesmo que sabe como funciona?

Vamos fazer um teste.

Se estou em uma situação onde o fotômetro me diz que a fotometria da cena está em +1, isso me diz que minha cena ou assunto está um pouco superexposto em mais um ponto de luz, eu estando com diafragma em 6.3 teria que ir para qual dessas opções? 

a)  11

b) 9

c) 7.1


Se você respondeu entre as opções A e C você não acertou.

Muitas pessoas acham que fechar ou abrir um ponto de luz no diafragma é apenas ir para o valor seguinte na escala do diafragma, mas essa ideia é totalmente equivocada.
Quando estudamos fotografia seja por livros ou pela Internet e nos deparamos com o assunto os exemplos são quase sempre os mesmos, como esse abaixo.






Até aí tudo bem certo? Errado! O que ocorre é que essa tabela é baseada na fotografia analógica. Nas câmeras analógicas na maioria das vezes só temos valores fechados de um ponto de luz na escala do diafragma; na escala da câmera analógica após 5.6 vem 8.0, mas no digital não é bem assim que acontece. 

A escala do diafragma na câmera digital é dividido em terços, ou seja, se você está com 5.6 de abertura e for fechar o diafragma o próximo valor da escala será 6.3, fazendo isso você não fecha um ponto de luz em sua fotometria como muitos pensam, mas apenas 1/3. 


Para fechar um ponto inteiro você terá que andar mas duas casas assim chegando em 8.0. 



ESCALA DO DIAFRAGMA NA CÂMERA DIGITAL




A dica é; sempre que quiser fechar ou abrir um ponto inteiro de luz no diafragma a partir do próximo número na escala conte três casas e assim sempre terá um ponto de diferença para mais ou para menos.

Espero ter ajudado, espero que gostem e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo de Imagem Ajuste o Seu

Entendendo o Obturador da Sua Câmera